Finalizado
O lugar mais seguro do mundo
“O Lugar mais Seguro do Mundo” acompanha a vida de Marlon, um jovem que tem sua vida transformada após se tornar vítima de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo oriunda do rompimento de uma barragem de rejeito de minério. Forçado a migrar do campo para a periferia da cidade, ele passa a lidar com novos conflitos e testemunha a repetição de outra tragédia da mineração no Brasil; o que escancara o descaso e a injustiça no país e o futuro incerto da personagem.
Arché Prêmio RTP de Melhor Projeto em Finalização
DocLisboa
Prêmio Canon do Júri da Competição Internacional
19o. DocLisboa Festival Internacional de Cinema - competição longa-metragem
Seleção competição longa-metragem
31o. Festival Biarritz Amérique Latine
Seleção oficial longa-metragem
10o. FiDBA
Seleção oficial longa-metragem
18o. Mostra de Cinema de Ouro Preto
Prêmio Críticos - Competição Novos Diretores
Vancouver Latin American Film Festival
Seleção oficial longa-metragem
Festival del Cinema Ibero-Latino Americano de Trieste
Sobre as Diretoras
Aline Lata
Diretora representada pela produtora Landia, especializada em filmes publicitários, e pela Volt, onde dirige projetos autorais e documentários. Trabalhou para marcas como Schutz, Melissa, Yogini, Luisa Farani, Lilly Sarti e colaborou com as revistas L’Officiel, Harper’s Bazaar e Marie Claire. Os filmes “Anthropocene” para Luisa Farani e “Black Mamba” para L’Officiel foram selecionados para o Fashion Film Festival Milano e Mercedes Benz Fashion Film Festival na África do Sul. Já com o curta independente Obsession foi destaque da programação do FIFH Cannes e selecionada para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. O videoclipe Coreto para a cantora Céu, lançado no segundo semestre de 2019, garantiu a indicação de melhor diretora no festival Women’s Music Event e de melhor videoclipe no Music Video Festival desse mesmo ano. Seu primeiro longa documental “O Lugar Mais Seguro do Mundo” em que divide a direção com Helena Wolfenson foi selecionado para laboratórios no Brasil, Estados Unidos, Chile e Portugal, onde ganhou o prêmio para finalização durante o DocLisboa 2019.
Helena Wolfenson
Fotógrafa e documentarista, vive e trabalha em São Paulo. Colabora com as principais revistas e meios de comunicação do país. Graduada em Jornalismo pela PUC-SP e com especialização em Fotojornalismo e Documentário pelo International Center of Photography em Nova York. Divide seu tempo entre direção de vídeos, retratos e editoriais para revistas e marcas, e o desenvolvimento de sua pesquisa documental. Participou de exposições e residências em NY, Berlin, GOA (Índia), São Paulo e Brasília. Finaliza como co-diretora o seu primeiro longa metragem, o documentário O Lugar mais Seguro do Mundo, que fez parte do Uniondocs Summer Lab, 2017, do Conectas Chile, 2019 e do DocLisboa19, em que o filme foi premiado como o RTP Award.